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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas

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Disciplinas

Obrigatórias

Seminário geral de introdução ao mestrado (01 crédito)

Ementa: apresentação do funcionamento da Universidade e do curso: ensino, pesquisa e extensão. Regimento do Mestrado: obrigações institucionais do aluno e do curso. Processos avaliativos na pós-graduação. A interface entre a atuação acadêmica e a prática profissional: produções acadêmicas e técnicas. Questões éticas na interface entre a academia e os campos de atuação.

Políticas públicas: sujeitos, práticas e contextos (04 créditos)

Ementa: análise das políticas públicas no Brasil e no Ceará sob a ótica das desigualdades. A dimensão subjetiva na intervenção em políticas públicas e suas questões nos âmbitos da saúde e da educação. Intervenções junto aos sujeitos no campo das políticas públicas: direitos humanos, grupos minoritários, ações afirmativas. Subjetividade e gestão de políticas públicas.

Orientação e supervisão I (obrigatória – 03 créditos)

Ementa: identificação do tema de pesquisa/intervenção e a relação com a prática profissional. Conexões entre o tema, a psicologia e as políticas públicas. Análise preliminar dos contextos de intervenção. Levantamento bibliográfico. Problematização e aprofundamento da temática. Preparação do trabalho de qualificação.

Metodologias de pesquisa e intervenção em Psicologia e Políticas Públicas (04 créditos)

Ementa: construção de conhecimento e transformação social. A interface entre pesquisa e intervenção. A investigação e a atuação em políticas públicas. A prática profissional e contextos institucionais como campos de investigação. Métodos e técnicas de pesquisa e intervenção: estratégias e instrumentos qualitativos e quantitativos. A construção dos projetos de pesquisa e intervenção.

Orientação e supervisão II (03 créditos)

Ementa: construção de dados a partir da articulação entre prática e formulações teóricas.

Opcionais

Arte e intervenção em educação e psicologia (04 créditos)

Ementa: intervenção artística e Educação: experiência e sentido(s). Subjetividade e contemporaneidade nas práticas educacionais e artísticas. Desigualdade, poder e direitos na Escola: as contribuições da psicologia e da arte. Arte como ferramenta de transformação social: corpos e cidades.

Clínica, laço social e políticas públicas de saúde mental (04 créditos)

Ementa: sofrimento psíquico e seus desafios na atuação profissional. Estruturas clínicas e a prática da atenção psicossocial. Níveis de Atenção em Saúde Mental. O papel da supervisão clínico-territorial. Apoio Matricial em Saúde Mental. O laço social e as práticas de atenção psicossocial.

Clínica, sujeito e políticas públicas de saúde (02 créditos)

Ementa: a saúde como direito de todos e dever do Estado. Sujeito, Clínica e Saúde. A interface entre a Saúde, as Políticas Públicas, os Sujeitos e suas múltiplas representações do sofrimento nos planos subjetivo e social. Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social e a prática da psicologia. A subjetividade no campo da Atenção Psicossocial e suas diversas intervenções. Contribuições da Psicologia e da Psicanálise nas práticas e pesquisas nos campos da Clínica e da Saúde. Práticas e intervenções em Trabalho e Saúde.

Educação e políticas sociais de intervenção no contexto de desigualdades (04 créditos)

Ementa: a intervenção das políticas educacionais e o debate teórico sobre as concepções de desigualdades, injustiça, exclusão social e pobreza. Estratégias interventivas nos cenários da pobreza metropolitana. Políticas sociais: o debate entre a universalização e a focalização. A criminalização da pobreza e a naturalização da desigualdade social. O lugar da educação na formação de cidadãos e subcidadãos.

Estágio docente (04 créditos)

Ementa: docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: mediação e metodologias ativas. O ensino na formação profissional. Facilitação de treinamentos e desenvolvimento profissional. A supervisão da atividade prática como ação formativa. Uso das tecnologias de informação e comunicação para atividades de ensino. Avaliação Formativa.

Ética, mal-estar na cultura e subjetividade (04 créditos)

Ementa: a prática do diagnóstico em psiquiatria, psicologia e psicanálise e seus impasses. A ética do bem-estar, consumo e a ética do bem-dizer. A prática da clínica dos discursos e do laço social. Psicologia das massas e contemporaneidade.

Métodos qualitativos: pesquisa e intervenção (04 créditos)

Ementa: epistemologia qualitativa e pesquisas participativas. A relação entre pesquisa e intervenção. Estudo de caso; pesquisa-ação, pesquisa-intervenção. Métodos para construção de dados e seu caráter interventivo: entrevista, grupo focal, observação, videografia, oficinas e técnicas para o trabalho com grupos. Análise de dados qualitativos. Compreensão de dados mistos (qualitativos e quantitativos).

Métodos quantitativos: levantamento de dados e diagnóstico para intervenções (04 créditos)

Ementa: a construção da pesquisa de levantamento. O processo de amostragem. Formulação de questionários e elaboração de escalas. Produção e mensuração de indicadores para avaliação de intervenções. Políticas públicas e séries estatísticas. Estatística descritiva e inferencial. Uso de aplicativos para análise de dados.

Organização de eventos científicos do mestrado profissional (02 créditos)

Ementa: participação como membro da comissão organizadora de encontros científicos promovidos pelo Mestrado Profissional.

Políticas públicas e pessoas com problemas relacionados ao consumo de substâncias psicoativas: ferramentas clínicas e intervenção no território (04 créditos)

Ementa: compreensões socioculturais do uso de substâncias psicoativas. Políticas públicas de assistência aos usuários de substâncias psicoativas. Ferramentas clínicas para intervenção junto as pessoas com problemas relacionados ao consumo de substâncias. Estratégias de intervenção de redução de danos no território. Construção de propostas de auto e heterocontroles em relação ao uso de substâncias psicoativas. Desenvolvimento de ações educativas e de produção de saúde para usuários de substâncias psicoativas.

Práticas de orientação de projetos em psicologia e política públicas (02 créditos)

Ementa: co-orientação de alunos de graduação realizando atividades regulamentadas pelo colegiado do curso de graduação, tais como: iniciação científica, extensão, monitoria, e trabalho de conclusão de curso, desde que tratem de temas relativos ao trabalho do mestrando.

Produções em psicologia e políticas públicas (02 créditos)

Ementa: produção de artigo científico e sua submissão a periódico indexado e qualificado, com conteúdo relacionado ao projeto. Elaboração de cartilhas, patentes, material audiovisual, material didático e demais produções técnicas.

Psicologia e educação no contexto das políticas públicas e sociais (02 créditos)

Ementa: a educação como direito: sujeitos e cidadania. Educação e formação para além dos limites da escola. A interface entre as políticas públicas de educação e os movimentos sociais. Conexões entre educação e assistência social: ações intersetoriais em psicologia e áreas afins. Contribuições da Psicologia nos diversos níveis de ensino e de atenção psicossocial: práticas e pesquisas.

Psicologia, interseccionalidades e políticas públicas (04 créditos)

Ementa: a perspectiva interseccional na análise de pesquisas e práticas nas políticas públicas. A construção dos marcadores sociais de diferenciação e hierarquização social. A diferença na produção da subjetividade. Investigações e intervenções a respeito de Identidades, Idades e Gerações, Classe Social, Raça, Etnia, Gênero e Deficiências.
Referências:

Seminários avançados em clínica, saúde e políticas públicas (04 créditos)

Ementa: questões contemporâneas da prática em clínica e saúde e seus desafios profissionais. As questões ético-políticas e o campo da subjetividade em saúde. Debate e reflexão das temáticas e práticas atuais e relevantes em campos como: drogadição, sexualidades, infâncias, corpo e medicalização da vida e saúde mental e trabalho.

Seminários avançados em educação, psicologia e políticas públicas (04 créditos)

Ementa: questões contemporâneas em psicologia, educação e políticas públicas. As questões ético-políticas e o campo da subjetividade e da educação. Debate e reflexão das temáticas atuais e relevantes ao campo das intervenções e da pesquisa tais como: diversidade, desigualdades, inclusão, violência, infância e juventudes e participação.

Trabalho, saúde, políticas públicas e metodologias de intervenção (04 créditos)

Ementa: o campo Saúde do Trabalhador. Políticas públicas em saúde do trabalhador. Os nexos entre saúde, adoecimento e trabalho. Clínicas do Trabalho. Intervenções em contextos de trabalho e a promoção da saúde.

 

 

 

 

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