Proposta, área de concentração e linhas de pesquisa
Proposta e área de concentração
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará está vinculado ao Campus de Sobral e possui um curso de Mestrado Profissional, com área de concentração em Psicologia e Políticas Públicas. O Programa conta com 15 professores e mantém relação estreita com o curso de graduação em Psicologia do Campus de Sobral e com seus diversos laboratórios, programas e projetos de extensão.
Área de concentração: estuda e intervém sobre práticas e políticas públicas nas áreas de Saúde e Educação, de modo a possibilitar capacitação e inovação nos referidos campos. Busca a criação de metodologias, técnicas e produtos nos campos da produção subjetiva do cuidado e da dinâmica dos processos sociais e educacionais, de modo a preparar profissionais de psicologia e de áreas correlatas para a atuação nos mais variados contextos.
Missão: formar mestres para a investigação e a formulação de práticas profissionais e institucionais em políticas públicas situadas na intersecção com a Psicologia
Objetivo geral: atuar sobre demandas locais e regionais relacionadas às políticas públicas de Saúde e de Educação, em sua intersecção com a Psicologia, de modo a desenvolver novas tecnologias, metodologias e produtos, assumindo o compromisso com a transformação social para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; colaborando com a redução das desigualdades sociais e regionais.
Objetivos específicos:
– Fomentar práticas profissionais e institucionais implicadas com a redução das desigualdades e com o reconhecimento das diferenças;
– Analisar criticamente os cotidianos institucionais e profissionais com atenção aos sujeitos que deles participam;
– Intervir nas políticas públicas de saúde e de educação, tendo em vista o impacto da formação promovida para Sobral e região norte do Ceará.
Visão: Ser um programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia de referência nacional e internacional, intervindo na formulação e na execução de Políticas Públicas.
Valores:
– Formação de excelência: competência, criticidade, criatividade e autonomia
– Respeito à diversidade
– Promoção da acessibilidade
– Equidade, justiça e responsabilidade sócio-ambiental
– Ética e Democracia
– Transdisciplinaridade e interprofissionalidade
Linhas de pesquisa
O Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas conta com duas linhas de pesquisa:
1. Clínica, Saúde e Políticas Públicas
Investiga o sofrimento psíquico que se manifesta na infância, no trabalho, no consumo de substâncias, no corpo, na
institucionalização da loucura, na medicalização da vida e no cuidado familiar de doenças crônicas, de modo a preparar os profissionais de psicologia e áreas correlatas para intervir criticamente no campo das políticas públicas em saúde. Intervém, problematiza e propõe novas práticas de cuidado em saúde, entendendo a clínica como um campo operatório, conceitual e político que atravessa a psicologia, as políticas públicas e as práticas sociais e de saúde e que remete à escuta do sujeito.
2. Educação e Políticas Públicas
Investiga os processos educacionais e sociais referentes às questões dos direitos humanos, da infância e juventude, das desigualdades e das práticas culturais, visando à capacitação profissional e à inovação diante das diversas demandas sociais nas políticas públicas.