Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas

Área do conteúdo

Estrutura curricular

As “Normas Gerais dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Ceará” (disponível em: http://200.129.42.3/mcs/wp-content/uploads/2019/03/Normas-Gerais-PRPPG.pdf) informam que “A permanência do aluno em curso de mestrado deve obedecer aos seguintes requisitos […] integralização dos estudos em componentes curriculares, expressos em unidades de créditos, totalizando no mínimo trinta (30) créditos, dos quais seis (06) correspondem à atividade acadêmica dissertação”. No caso do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, como se verá adiante, entenda-se dissertação como Trabalho de Conclusão de Mestrado.

A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas consiste em um conjunto de disciplinas e atividades com o número de créditos necessários para que o estudante construa o perfil desejado pelo PPGPPPP após a conclusão do curso. O Mestrado tem duração de até vinte e quatro (24) meses, com prorrogação por até mais três (03). Um crédito equivale a 16 horas/aula e o currículo mínimo se compõe de: (a) disciplinas e atividades obrigatórias (17 créditos); (b) disciplinas optativas (08 créditos); e (c) Trabalho de Conclusão do Mestrado – TCM (06 créditos).

As disciplinas obrigatórias do curso pretendem introduzir o estudante à pós-graduação, ao campo da metodologia da pesquisa e intervenção, ao cenário das políticas públicas no país e garantir o suporte necessário às atividades de pesquisa e ao desenvolvimento de produtos técnicos. As disciplinas obrigatórias de núcleo comum são: (a) Seminário geral de introdução ao Mestrado (01 crédito); (b) Políticas públicas: sujeitos, práticas e contextos (04 créditos); (c) Orientação e supervisão I (03 créditos); (d) Orientação e supervisão II (03 créditos); e (e) Metodologias de pesquisa e intervenção em Psicologia e Políticas Públicas (04 créditos). Não há disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa. Espera-se, com isto, manter o currículo flexível para atender as necessidades específicas de cada turma.

Além disso, há 03 (três) atividades acadêmicas obrigatórias. Sendo elas: (a) Proficiência em língua estrangeira (1 crédito). Nesta atividade, o estudante deve apresentar certificado de proficiência em inglês ou espanhol obtido em instituição de ensino reconhecida. Recomenda-se a realização dos exames de proficiência promovidos pelas Casas de Cultura estrangeira da Universidade Federal do Ceará – UFC (https://casasdeculturaestrangeira.ufc.br/); (b) Qualificação (1 crédito). O exame de qualificação consiste na apresentação e na discussão do projeto do TCM perante uma comissão examinadora. Para realizar o exame de qualificação, o aluno deverá integralizar vinte e quatro (24) créditos das disciplinas obrigatórias e optativas (inclusive a proficiência em língua estrangeira), bem como comprovar a submissão de um artigo científico para periódico com Qualis em Psicologia, capítulo de livro com conselho editorial ou produção técnica avalizada pelo respectivo orientador; (c) Trabalho de Conclusão do Mestrado (6 créditos). O TCM pode ser apresentado na forma de dissertação, produto técnico, artigo ou versões mistas com artigo e produção técnica. Os produtos técnicos aceitos como TCM são definidos conforme documento vigente para área de Psicologia na CAPES e devem, necessariamente, ser acompanhados de relatório no qual constem a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos adotados para sua elaboração. É obrigatória a defesa pública do TCM perante a comissão examinadora. Destaca-se que as comissões examinadoras do exame de qualificação e de defesa do TCM serão formadas, no mínimo, por três (03) membros, sendo um deles não pertencente ao corpo docente do curso, preferencialmente de outra instituição.

Evolução Curricular
*Semestre 1
– Seminário geral de introdução ao mestrado (obrigatória – 01 crédito)
– Políticas públicas: sujeitos, práticas e contextos (obrigatória – 04 créditos)
– Orientação e supervisão I (obrigatória – 03 créditos)
– Disciplinas optativas (04 créditos)
Total de créditos de disciplinas e atividades obrigatórias acumulado: 08
Total de créditos de disciplinas opcionais acumulado: 04
Total de créditos acumulado: 12
*Semestre 2
– Metodologias de pesquisa e intervenção em Psicologia e Políticas Públicas (obrigatória – 04 créditos)
– Orientação e supervisão II (obrigatória – 03 créditos)
– Proficiência em língua estrangeira (atividade obrigatória – 1 crédito)
– Disciplinas optativas (04 créditos)
Total de créditos de disciplinas e atividades obrigatórias acumulado: 16
Total de créditos de disciplinas opcionais acumulado: 08
Total de créditos acumulado: 24
*Semestre 3
– Qualificação (atividade obrigatória – 1 crédito)
Total de créditos de disciplinas e atividades obrigatórias acumulado: 17
Total de créditos de disciplinas opcionais acumulado: 08
Total de créditos acumulado: 25
*Semestre 4
– Trabalho de Conclusão do Mestrado (atividade obrigatória – 6 créditos)
Total de créditos de disciplinas e atividades obrigatórias acumulado: 23
Total de créditos de disciplinas opcionais acumulado: 08
Total de créditos acumulado: 31

Acessar Ir para o topo