Como devo formatar o meu trabalho de conclusão do mestrado?

Os trabalhos de conclusão do MPPPP têm assumido formatos diversos: artigo ou coletânea de artigos, coletânea de produções técnicas e artigos, produção técnica ou coletânea de produções técnicas, além do formato de dissertação tradicional. A despeio dessa possibilidade de formatos, tendo em vista as demandas da PRPPG, a versão final a ser inserida no repositório institucional da UFC deve ser tratada como “Dissertação”.

Nesse sentido, o trabalho de conclusão pode conter os diversos formatos indicados anteriormente, mas deve ser intitulado como dissertação na folha de rosto e na folha de aprovação (chegaremos nos elementos pré-textuais já, já). Sugere-se, ainda, que se inclua um elemento chamado “Apresentação”, em que você possa fazer uma apresentação geral do trabalho e das motivações para sua elaboração, bem como mostre de quais formatos ele é composto, conforme indicado acima (artigo único, coletânea de artigos, artigo e produção técnica etc.).

E quais as regras para normalização do trabalho?

Você vai ter duas opções:

Opção 1

– Os elementos textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão) e pós-textuais (referências, glossário, apêndice, anexo e índice) podem ser formatados conforme as normas da APA (edição vigente na ocasião)

– Na ausência de um manual da UFC que oriente a formatação do trabalho como um todo conforme as normas da APA, os elementos pré-textuais (folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo em português, resumo em inglês, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas e lista de símbolos) serão formatados conforme o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC vigente.

– Em relação ao sumário, deve-se manter a forma presente no guia supramencionado, com a exceção de que a formatação dos títulos das seções deve ser apresentada conforme as normas da APA, ou seja, sem numerações e seguindo o estilo de formatação vigente.

Opção 2

Se você e seu orientador(a) desejarem, podem formatar o trabalho como um todo conforme o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC vigente. Todavia, a coordenação do curso recomenda uso das normas da APA para facilitar o fluxo de divulgação dos estudos a partir da publicação em periódicos científicos da nossa área.

Ficha catalográfica

Nos dois casos, o trabalho que vai ser submetido ao repositório institucional deve conter a ficha catalográfica no local indicado no Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC. É responsabilidade do aluno gerar a ficha e incluí-la no local adequada na versão final em PDF do trabalho. As orientações para gerar a ficha catalográfica estão no link a seguir:

Ficha Catalográfica

Orientações sobre as normas

Para orientações sobre as normas da APA vigentes, indicamos o Laboratório de Escrita online da Universidade PURDUE:

O Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC vigente pode ser acessado no link a seguir:

Normalização de trabalhos acadêmicos