Mesa Redonda: Políticas Públicas de acolhimento e serviço de proteção à criança no Brasil e Canadá

Data de publicação: 25 de novembro de 2019. Categoria: Eventos

No próximo dia 28 de novembro ocorrerá a mesa redonda “Políticas Públicas de acolhimento e serviço de proteção à criança no Brasil e Canadá, ministrada pela professora”. Participaram do evento as professoras Elisa Lacerda-Vanderborn (University of Calgary – Canadá), Bárbara Monte (Unichristus) e Yvonne Poitras Pratt (University of Calgary).

Elisa Lacerda-Vanderborn

Professora na Escola de Educação Werklund da Universidade de Calgary em Alberta, Canadá. Elisa leciona Filosofia e Teoria da psicologia e educação em contextos múltiplos, como políticas de diversidade e inclusão, engajamento comunitário, justiça social e relações Indígenas e não-Indígenas. Elisa nasceu em Paraná, e, em 2004, adotou o Canadá como sua segunda casa. Na Universidade Simon Fraser, em Vancouver, Columbia Britânica, Elisa completou seu Bacharelado em Psicologia (2009), Mestrado (2014) e PhD (ABD-2020) em Psicologia Educacional. Seus projetos locais, nacionais, e internacionais de pesquisa envolvem interdisciplinaridade e são voltados à análises das consequências sociais de traduções e aplicações de conceitos e ideais teóricos da Psicologia em instituições sociais que atuam nas áreas de bem estar da criança e do adolescente e na educação.

Bárbara Monte

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Integra o projeto de extensão Liga de Direitos Humanos pertencente ao Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC) na UFC. Atuou em serviços de políticas públicas (CRAS e CAPS), ministrando formações para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente. Coordenou o Programa Fazendo Minha História do Instituto Fazendo História em Fortaleza, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que colabora com o desenvolvimento de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos.

Yvonne Poitras Pratt (Nação Métis de Alberta)

É professora associada e diretora de Educação Indígena na Werklund School of Education (University of Calgary, Alberta, Canada). Yvonne ministra disciplinas de educação, especialmente voltadas à temas indígenas, na graduação e na pós-graduação. Suas publicações abrangem educação indígena, justiça social l, estudos Métis, pedagogia reconciliatória, aprendizado em extensão, e, integração das artes na educação. Ganhadora de dois prêmios por seu desempenho no ensino, recebeu, em 2018, da Confederação das Associações de Faculdades de Alberta (CAFA) o prêmio de Distinção Acadêmica para Carreiras Iniciantes.

Serviço:

“Políticas Públicas de acolhimento e serviço de proteção à criança no Brasil e Canadá”

Onde: Auditório do Campus da UFC em Sobra (Mucambinho – : Rua Coronel Estanislau Frota, 563 – Centro – CEP 62010-560 – Sobral – CE).

Quando: 28/11 às 16:00h

Realização: Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Grupo de Pesquisas em Música e Artes (Pesquisamus), Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES), University of Calgary e Unichristus.