Seleção para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Edital N° 01/2024 – ingresso em 2024.2)

Data de publicação: 18 de janeiro de 2024. Categoria: Processo seletivo 2024

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará faz saber que, no período de 18 de janeiro a 08 de março de 2024, estarão abertas as inscrições para a seleção à admissão ao Mestrado Profissional, área de concentração: Psicologia e Políticas Públicas.

O Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral – tem como missão formar mestres para a investigação e a formulação de práticas profissionais e institucionais em políticas públicas situadas na intersecção com a  Psicologia; e como objetivo geral  atuar sobre demandas locais e regionais relacionadas às políticas públicas de Saúde e de Educação e seus enlaces intersetoriais, em sua intersecção com a Psicologia, de modo a desenvolver novas tecnologias, metodologias e produtos, assumindo o compromisso com a transformação social para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; colaborando com a redução das desigualdades sociais e regionais.

1. PÚBLICO-ALVO

Poderá se inscrever o(a) candidato(a) diplomado(a) em curso de graduação plena em Psicologia ou em áreas afins, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, mediante documentação apresentada em conformidade com o que está solicitado no item 4 deste edital, e que tenham afinidade com área de concentração do programa e com uma de suas duas linhas de pesquisa: Clínica, Saúde e Políticas Públicas e Educação e Políticas Públicas.

1. VAGAS DISPONÍVEIS

As vagas para admissão ao Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas serão em número total de até dezesseis (16) vagas, direcionadas ao ingresso no período letivo 2024.2 e distribuídas, conforme exposto abaixo, nas duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC (ver Anexo III). O(a) candidato(a) deve indicar no formulário de inscrição (https://forms.gle/2QvagBSJWEHGDUZEA) para qual linha está concorrendo.

Tendo em vista a resolução nº 10/CEPE, de 11 de julho de 2023, ficam reservadas aos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência até 50% (cinquenta por cento) do total de vagas por linha de pesquisa. Conforme a resolução supracitada:

• Os candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas ou com deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo;
  • Os candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas ou com deficiência aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

Para demais informações, consultar a resoluçãonº 10/CEPE disponível em: https://www.ufc.br/images/_files/a_universidade/cepe/resolucao_cepe_2023/resolucao10_cepe_2023.pdf

Seguem abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional com suas respectivas quantidades de vagas ofertadas.

1) Clínica, Saúde e Políticas Públicas até onze (11) vagas, das quais até seis (06) são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência e até cinco (05) para ampla concorrência;

2) Educação e Políticas Públicas: até cinco (05) vagas, das quais até três (03) são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência e até duas (02) para ampla concorrência.

Informações sobre inscrição, documentos necessários, datas, etapas e critérios da seleção podem ser encontradas no Edital N° 01/2024 – PPGPPPP/UFC, acessado em https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf (consultar a aba Processos Seletivos – Processos Seletivos Stricto Sensu e procurar por PPG PROF EM PSICOLOGIA E POLITICAS PUB).