O que devo fazer para agendar bancas de qualificação ou defesa?

Quem pode estar na minha banca de qualificação ou defesa?

• Todos integrantes da banca precisam ter concluído o doutorado
  • A banca é composta por, pelo menos, o orientador, como presidente, e mais dois avaliadores, além de um suplente
  • Um dos avaliadores deve ser um professor que não seja integrante do programa. Ele pode ser da própria UFC ou de outras instituições
  • Posso ter mais de três integrantes na banca?
    • Pode, desde que todos sejam doutores e, ao menos um deles, não seja integrante do programa.

O que devo fazer para agendar bancas?

Qualificação

Envie para o email do mestrado (psi.polpublicas@sobral.ufc.br) os seguintes documentos:

• Para assinaturas digitais, use somente a Assinatura Eletrônica do GOV.BR (acesse informações aqui). Não coloque imagens de assinaturas feitas no papel!
      • O PDF do formulário deve ser pesquisável, porque, para fazer o cadastro no sigaa, precisamos copiar e colar informações como o título e resumo do projeto. Nunca mande arquivos de imagem!
  • Pelo menos uma dessas três opções:
      • Comprovante a submissão de um artigo científico para revista com Qualis: pode ser a tela do sistema da revista que mostre o artigo submetido ou o email de confirmação que as revistas costumam enviar
      • Comprovante de submissão de capítulo de livro com conselho editorial: pode ser email do organizador do livro ou da editora confirmando a submissão
      •  Apresentar produção técnica (PT) com anuência do orientador: envie um arquivo em PDF com o PT. Para comprovar a anuência, basta que o orientador responda ao email em que a banca foi solicitada dando ciência e acordo com a produção. O documento da CAPES que lista e descreve as produções técnicas pode ser acessado aqui.
  • Comprovante de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira, caso ainda não tenha enviado.

Quando a banca for agendada, você receberá uma confirmação automática no email que está cadastrado no Sigaa. A coordenação enviará para o orientador e para o aluno as três versões possíveis da ata: aprovado, aprovado com ressalva e reprovado.

Lembre-se, para qualificar:

• O aluno precisa ter concluído os vinte e quatro (24) créditos das disciplinas obrigatórias e optativas,
  • Ter sido aprovado no exame de proficiência

Defesa

• Para assinaturas digitais, use somente a Assinatura Eletrônica do GOV.BR (acesse informações aqui). Não use assinaturas escaneadas!

Lembre-se, para defender:

• O aluno precisa ter concluído os 24 (vinte e quatro) créditos das disciplinas obrigatórias e optativas, ter sido aprovado nos exame de proficiência e qualificação

O pedido para agendar a banca deve ser enviado com 30 dias de antecedência: a coordenação não tem como garantir o agendamento se esse prazo não for cumprido!